Você teve o seu voo cancelado ou bagagem extraviada? Receba uma indenização já! Entenda deste assunto e garanta uma trip sem imprevistos. Toda viagem está sujeita a imprevistos, como atraso ou cancelamento de voos, problemas com bagagem, entre outros. Hoje em dia, existem empresas que ajudam você a receber o reembolso (que é um direito seu) sem burocracia e de forma rápida. Eles fazem tudo por você. Se já quiser ir direto para o site deles, clique aqui.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Uruguai. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudá-lo muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Uruguai.
Quais são os direitos nos casos de problemas com voos e bagagens?
Durante o planejamento de uma viagem, é importante atentar-se aos possíveis imprevistos que são comuns nesse processo. Entre eles, estão o atraso e cancelamento de voo, que podem causar a perda de conexão; o embarque negado e até mesmo o extravio de bagagem. Muitos turistas não sabem, mas dependendo da situação, é possível solicitar um reembolso, indenização ou outro tipo de assistência junto à companhia aérea. Mesmo que tenham passado anos desde o ocorrido, você pode receber uma boa quantia que nem estava esperando. Interessante, né?
Confira em quais casos você pode ser indenizado:
- Voo cancelado: a maioria dos voos cancelados são passíveis de compensação e você tem direito à assistência da companhia aérea;
- Voo atrasado: atrasos a partir de 4 horas já são passíveis de compensação e você também tem direito à assistência por parte da companhia aérea em diversas situações;
- Embarque negado ou overbooking: você tem direito a compensação no caso de chegar ao aeroporto para embarcar e não ter lugar disponível no avião;
- Perda de conexão: a companhia aérea deve prestar assistência aos passageiros que perdem sua conexão, seja por um atraso ou cancelamento de voo;
- Bagagem extraviada: se a sua mala ficar extraviada por mais de 24h, você tem direito à compensação, além de reembolso pelos gastos necessários.
Como resolver problemas com voos e bagagens de forma fácil e receber seu reembolso?
Muitas vezes, o processo para receber uma compensação da companhia aérea pode ser complicado e burocrático. Então, para quaisquer dificuldades que surjam durante a sua viagem, desde o embarque até a retirada de bagagens, nós indicamos que você contrate uma empresa especializada. Eles já sabem todo o processo e estão preparados para isso.
Nós descobrimos uma que é ótima, e nos ajudou de forma super prática e eficiente. E o melhor: sem burocracia, sem estresse, de forma simples e totalmente online. Ela é especialista no assunto e vai garantir que você receba a indenização que realmente merece. Se quiser, é só clicar neste link e você já consegue verificar com eles se o seu caso é passível ou não de compensação.
O que fazer quando ocorrerem problemas com o voo?
Se o seu voo estiver atrasado ou cancelado e, por conta disso, houver a necessidade de desembolsar o seu próprio dinheiro para se hospedar em um hotel e comprar roupas ou outros artigos, não deixe de guardar todos os comprovantes, sejam eles notas ou cupons fiscais. A companhia aérea deverá reembolsar o valor gasto em decorrência desse problema.
Já no caso desse atraso ou cancelamento causar a perda de conexão, gerando quaisquer tipos de prejuízos, como perda de compromissos, você deve fazer uma reclamação por escrito, podendo ser enviada ao e-mail de SAC da companhia aérea. Para isso, documente o ocorrido, os funcionários com quem teve contato etc., e se não encontrar o endereço de e-mail, registre uma reclamação aos sites que disponibilizam o devido suporte.
O que fazer se o próprio consumidor quiser cancelar o voo?
Se você, como passageiro, deseja cancelar o seu voo, saiba que o Código de Defesa do Consumidor confere até 7 dias para o cancelamento espontâneo de passagem. Porém, vale ressaltar que esse “direito de arrependimento” é válido apenas para compras realizadas via telefone ou Internet, e não dentro do estabelecimento comercial. As companhias aéreas têm o direito de realizar uma cobrança de no máximo 5% do valor original, como multa compensatória, quando for solicitado o cancelamento ou alteração na passagem aérea adquirida.
O que fazer quando a bagagem é extraviada?
No caso de extravio, furto ou qualquer dano a bagagens, a responsabilidade é da companhia aérea, de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Portanto, seus prejuízos devem ser ressarcidos e, se não houver nenhuma assistência, você pode solicitar uma indenização por danos morais. A nossa sugestão para facilitar o processo é sempre fazer uma declaração, antes de embarcar, se estiver levando objetos de valor dentro da mala. Mas saiba que suas bagagens serão abertas para a confirmação da veracidade dessa declaração.
Se a sua bagagem for furtada ou danificada, você deve registrar uma reclamação junto à companhia aérea, preenchendo um formulário específico que é fornecido. Também é importante guardar os nomes dos funcionários que lhe atenderam, além da data e horário da reclamação, para qualquer necessidade. Para violação e danos, vale a pena registrar com fotos as condições nas quais a sua bagagem foi entregue.
Use seu celular à vontade no Uruguai
Poder usar seu celular no Uruguai e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Uruguai nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade no Uruguai. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Montevidéu, Punta del Este e qualquer outro lugar do Uruguai e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre voo cancelado ou bagagem extraviada quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Uruguai
Agora que você já viu tudo sobre voo cancelado ou bagagem extraviada, uma dica legal para quem vai para o Uruguai é que como alguns pontos turísticos como a Plaza Independencia, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Uruguai além de Montevidéu, que são próximas, como Punta del Este e Colonia del Sacramento, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto na matéria de aluguel de carro no Uruguai, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes.
Não se esqueça do Seguro Viagem para o Uruguai
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem, para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Uruguai com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro economizando muito.
Veja outras matérias legais do Uruguai:
O que fazer em Montevidéu: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Uruguai: Melhores formas de levar seus pesos uruguaios.
Cidades turísticas do Uruguai: As cidades uruguaias mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Uruguai: Incrível pesquisador e dicas excelentes.