Veja quais são os 10 pontos turísticos para conhecer em Montevidéu. Se você está se planejando para uma viagem a este destino e quer se certificar de que terá os principais atrativos de lá no seu roteiro, então não deixe de conferir todas as dicas e atrações de 10 deles que consideramos ser imperdíveis para qualquer pessoa.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Montevidéu. É a matéria mais acessada do blog e ela vai ajudar você com todo o planejamento da viagem. São dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO e montar toda a sua viagem para Montevidéu.
1) Rambla em Montevidéu
Para dar início a esta matéria dos 10 pontos turísticos para conhecer em Montevidéu, um deles que não tem como ficar de fora do seu roteiro é a Rambla. Para quem não sabe, a Rambla desta cidade é uma avenida enorme – de cerca de 22 km – à beira do Rio da Prata. O mais legal dela é o fato de passar por vários lugares desta cidade, como as praias (com destaque para a praia de Pocitos e de Punta Carretas) e os bairros de lá.
No quesito o que fazer na Rambla, saiba que as opções são super diversas:
- Praticar atividades físicas, como caminhadas e passeios de bicicleta.
- Apreciar o belíssimo pôr do sol, podendo fazer fotos Instagramáveis de diversos pontos dela.
- Passear com o animal de estimação (caso esteja com o seu).
- Tirar fotos no letreiro de Montevidéu, que está na região da Rambla de Pocitos (falaremos dele logo abaixo).
Seja qual for a hora do dia que você escolher para passear pela Rambla, saiba que ela é super agradável e tranquila, o que faz com que você tenha horas de muita contemplação por lá.
2) Letreiro de Montevidéu
Como dissemos acima, a Rambla é considerada um dos pontos turísticos de Montevidéu. Ao cortar o bairro de Pocitos, ela dá acesso a um outro atrativo que achamos muito legal para você incluir na sua programação. Estamos falando do letreiro de Montevidéu. Ele é bem grande e em poucos minutos você já pode visitá-lo, então não exigirá muito tempo da sua viagem.
Uma curiosidade sobre este letreiro é que ele teve a sua instalação em 2012, por conta de um simpósio bancário mundial. Mas, depois, caiu no gosto do povo e permaneceu até hoje. O legal é que você pode fazer diversas poses, seja em frente ao letreiro ou até mesmo subindo em algumas das letras. As fotos ficam lindas e super divertidas. Então, não deixe de ir até lá.
3) Plaza Independencia em Montevidéu
Seguindo com estas dicas dos 10 pontos turísticos para conhecer em Montevidéu, vamos de um deles que é parada obrigatória para a sua viagem. A magnífica Plaza Independencia. Famosa por ser a praça mais importante desta cidade, ela abriga alguns dos atrativos mais emblemáticos não só de Montevidéu, mas de todo o Uruguai.
É na Plaza Independencia que você encontra, por exemplo:
- Monumento que presta homenagem ao general José Artigas e seu mausoléu.
- Museu de la Casa de Gobierno, que retrata a história política uruguaia.
- Palácio Salvo (falaremos logo abaixo).
- Teatro Solís (também abordaremos a respeito neste texto)
- Porta de Cidadela (mais um dos pontos turísticos imperdíveis desta cidade).
Um ponto importante a saber é que a Plaza Independencia estabelece a divisão entre Montevidéu moderna e Montevidéu antiga. Então, vale a pena ir até lá para ter essa concepção de ambas. Um passeio a pé pela área é muito interessante e possibilita que você conheça vários lugares em um só tour. Se quiser, aproveite e adquira o ingresso da visita guiada por Montevidéu.
4) Palácio Salvo em Montevidéu
O Palácio Salvo, como já foi dito, pode ser facilmente encontrado na deslumbrante Plaza Independencia em Montevidéu. Este lugar é considerado um patrimônio cultural e um dos pontos que o destaca é o seu tamanho, já tendo sido classificado, inclusive, como um dos edifícios mais altos da América do Sul.
Nele, além de você se deparar com uma arquitetura deslumbrante, repleta de adornos e detalhes, poderá ter uma das vistas panorâmicas mais lindas de Montevidéu – já que possui um mirante no topo que permite que você veja a cidade em 360 ºC. Para visitar o Palácio Salvo é preciso participar das visitas guiadas, que acontecem de segunda a sexta – das 10h às 17h -, e aos sábados – das 10h às 13h.
5) Teatro Solís em Montevidéu
Seguindo com esta lista dos 10 pontos turísticos para conhecer em Montevidéu, saiba que um deles que é deslumbrante é o Teatro Solís. Se você é apaixonado por arquitetura, com certeza, ficará deslumbrado com a beleza e riqueza de detalhes deste lugar. Com mais de 160 anos de história, o teatro se apresenta em um estilo neoclássico composto por colunas imponentes e lustres de cristais.
Por lá, você poderá simplesmente apreciar o teatro na parte externa, fazer a visita guiada para observar o interior do local ou até mesmo assistir a apresentações artísticas, como: peças clássicas ou contemporâneas, espetáculos de ópera, concertos musicais etc. Adquira seu ingresso no site do Teatro Solís com o máximo de antecedência possível, pois a procura pelos eventos é bem grande e limitada. Ou, se estiver curtindo o tour panorâmico por Montevidéu, saiba que ele passa por este teatro.
6) Porta da Cidadela em Montevidéu
A próxima dica desta matéria é a Porta da Cidadela, ou também denominada Puerta de Ciudadela. Esta atração é, na verdade o resquício de uma fortaleza que, no passado, servia para proteger Montevidéu de invasões. Além disso, ela representa a porta de entrada da Ciudad Vieja, que é antiga cidade murada.
Muitos turistas vão até lá para tirar fotos de recordação da viagem, se tornando, portanto, um cartão-postal desta cidade. Se tiver a opotunidade, não deixe de analisar o ingresso para o tour privado por Montevidéu.
7) Mercado del Puerto em Montevidéu
A sétima sugestão dentre os 10 pontos turísticos para conhecer em Montevidéu é o Mercado del Puerto. Situado em Ciudad Vieja; este espaço reúne restaurantes, lojas e galerias em um só lugar. Um dos pontos de destaque do local é o fato de contar com estabelecimentos gastronômicos que oferecem as melhores parriladas uruguaias que você pode imaginar.
Tirar algumas horinhas para almoçar no Mercado del Puerto e comprar lembrancinhas para levar aos amigos e parentes é um passeio que nós recomendamos bastante, seja qual for o seu perfil de roteiro. Ele funciona todos os dias, das 10h às 17h.
8) Feria de Tristán Narvaja em Montevidéu
Não podemos deixar também de abordar aqui neste texto a magnífica Feria de Tristán Narvaja em Montevidéu. Esta é uma feira ao ar livre, que, como o nome já sugere, pode ser encontrada na rua Tristán Narvaja. Por lá, você vai encontrar tudo o que pode imaginar: alimentos tradicionais uruguaios, antiguidades, roupas etc. Mas, atente-se, pois esta feira só acontece aos domingos, no período das 7h as 15h.
9) Mercado Agrícola de Montevidéu
A penúltima dica desta matéria dos 10 pontos turísticos para conhecer em Montevidéu é o Mercado Agrícola. Este mercado é uma espécie de galpão, bem grande, onde os turistas encontram bancas de: frutas, carnes, peixes e vários outros produtos da culinária. Lá também estão alguns locais para comer, beber algo ou até mesmo tomar um café. Então, seja qual for a hora do dia que desejar conhecer o mercado, poderá parar e se sentar para usufruir dele sem nenhum problema.
O Mercado Agrícola abre todos os dias, das 9h às 22h, e é um ponto de encontro de turistas do mundo inteiro, que querem conhecer um pouco da gastronomia local.
10) Estádio Centenário em Montevidéu
Fechando em grande estilo esta lista, não deixe de se divertir no Estádio Centenário em Montevidéu. Localizado no parque Battle, este estádio tem uma relevância muito grande para os uruguaios. Isto porque ele serviu de palco para a Copa do Mundo de 1930, em uma das primeiras finais de Copa do Mundo.
Nele, ainda é possível assistir a partidas de futebol ou fazer a visita guiada pelo local, que dá acesso ao tour pelo Museu do Futebol – que fica por lá. As visitas guiadas acontecem dentro do horário de funcionamento, que é das 10h às 17h e custam em torno de 40 reais apenas. Aos apaixonados por futebol, é um ótimo passeio!
Dicas importantes para sua viagem a Montevidéu
HOSPEDAGEM: escolher bem a localização do seu hotel faz toda a diferença na viagem. Então, se quiser, veja a nossa matéria sobre onde ficar em Montevidéu. Ela tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e de como conseguir um bom hotel economizando muito.
SEGURO VIAGEM: embora não seja um documento obrigatório para a entrada em Montevidéu, ele é importantíssimo e nós achamos que ninguém deve viajar sem. Além disso, ele é muito mais barato do que as pessoas pensam. E, para economizar ainda mais, use esse comparador de seguro viagem. Ele compara o preço de todas as seguradoras em poucos minutos e mostra as opções mais baratas.
CHIP: para usar o seu celular no exterior, você vai precisar de um chip pré-pago internacional. Portanto, veja aqui o chip que nós sempre usamos. Ele é um dos mais baratos do mercado, tem um sinal excelente e funciona no mundo todo.
INGRESSOS: alguns dos melhores passeios em Montevidéu são pagos e, por isso, você precisará de ingressos. Dessa forma, a nossa dica é que você compre antes e pela Internet, pois, além de ser a maneira mais barata, você economiza o tempo que perderia nas filas e já viaja com as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui o site de ingressos que a gente usa. Ele é excelente e tem todos os ingressos para passeios e excursões.
ALUGUEL DE CARRO: como alguns pontos turísticos, museus e outras atrações ficam mais afastadas do centro da cidade, alugar um carro se torna essencial. Então, se quiser, veja a nossa matéria sobre o aluguel de carro em Montevidéu. Nela, nós damos todas as dicas de onde você pode conseguir um bom carro por um ótimo preço. Dá para economizar muito.
Veja outras matérias imperdíveis de Montevidéu:
- O que fazer em Montevidéu: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
- Pontos turísticos em Montevidéu: Principais lugares turísticos para visitar.
- Como achar hotéis muito baratos no Uruguai: Incrível pesquisador e dicas excelentes.